CNC Homemade – Pórtico Eixo Y

Olá Pessoal, dando sequência ao projeto da CNC, apresento à vocês a construção do pórtico do eixo Y.

Gabarito para a furação para fixar os rolamentos.
cnc43 cnc45 cnc47 Furação para castanha.cnc51 cnc53 Castanha posicionada.cnc55 Detalhes do fuso.cnc56 Base inferior montada.cnc57 Laterais com os furos para os eixos.cnc63 Montando as laterais.cnc64cnc66 Detalhes dos centralizadores dos eixoscnc67 Posicionamento do pórtico nos eixos.
Deslizando que é uma maravilha 🙂
cnc68

Fuso e mancais instalados.cnc73 cnc75 Pórtico concluído.cnc76 cnc77cnc78Vista inferior do pórtico.cnc79

Realizei alguns testes de movimentação do pórtico com uma parafusadeira na ponta do fuso e deslizou muito bem. O alinhamento dos eixos com os centralizadores também ficou perfeito. Fiquei satisfeito com o resultado.

Próximo passo, montagem dos carrinhos do eixo X e Z com suporte para a tupia.

Abraço.

23 Comentários para: “CNC Homemade – Pórtico Eixo Y

  1. Boa Tarde

    Teria como passar o projeto da cnc, pois estou querendo fazer uma.

    agradeço antecipadamente.

    Beto

      • Estou procurando um bom projeto para montar uma cnc para mim.
        Gostei muito do seu trabalho Júlio, parabéns!

        • Olá Thiago, obrigado pela visita. Fico feliz que tenha gostado do projeto.

          Se precisar de alguma coisa, fico a disposição.

          Caso interesse, estamos lançando um kit mecânico de alumínio com área útil de 650x500x100mm e também temos algumas peças para CNC em nosso e-commerce JDR!

          Grande abraço.

  2. ola, gostaria se vc pudesse me passar a lista de mateirias que vc usou, tipo modelo dos rolamento, medida dos fusos, os gabaritos de furaçao se possivel, motores, parte eletronica, ficarei grato.

    • Olá Nando, tudo bem?! Obrigado pela visita …

      Então, vou ver se consigo juntar os arquivos que ainda tenho e publicar em um link aqui no blog ok?

      Grande abraço.

  3. Pingback: CNC Homemade – Projeto e Materiais | Canto da Madeira

  4. Boa noite , gostei muito do seu projeto ,teria como me mandar os gabaritos para cortes,um grande abraço

    • Olá Alexandre, obrigado pela visita.

      Neste post vc encontra oq tenho de gabaritos, medidas das peças, além do projeto feito no sketchup. Veja se te ajuda.
      Qualquer coisa fico a disposição.
      Abraço.

  5. Olá, desculpe “desencavar” essa postagem, mas estou procurando informações sobre CNC.

    Comprei uma RT0700 que, por motivos óbvios, é a melhor opção no Brasil pra quem quer uma tupia que faça tudo, mesmo que não de forma ideal, inclusive pra CNC.

    Ok, dito isso, tinha a idéia de usar metal, mais exatamente extrusões de alumínio, mas no interior é dose, ninguém meche com isso, aí veio o MDF na cabeça e comecei a procurar e achei o seu blog.

    Achei interessante a mistura de “básico” (MDF) com “avançado” (fuso, castanha, rolamentos lineares, etc e não o esquema da barra roscada), mas a questão que veio à cabeça é: onde encontrar esses “metais” a um preço que não seja um roubo como temos no Mercado Livre.

    Uma outra dúvida é, quanto de torque pra “tocar” uma RT0700 num feed rate que não seja de dar sono? A tupia é parruda, afinal tem muita gente que fica satisfeito com a potência de uma Dremel 4000 pra essa função, mas obviamente vem o torque e a estabilidade do conjunto, a estabilidade um esquema como o seu dá, mas o torque?

    Já agradeço as informações já dadas no blog!

    • Olá Vilmar, obrigado pela visita!

      Então, a ideia de utilizar o MDF foi em função de não ter experiencia nenhuma na área, porém, já pensando em futuramente construir algo melhor!
      A tupia vai bem pra caramba, mas o problema (no meu caso) foi a estrutura que não suportava um Feed Rate muito elevado… no meu caso dava “Sono” hehehehe! Avança vertical de 1mm e algo em torno de 300mm/min de velocidade! Ou seja, em termos de velocidade o coisa era bem complicado.

      Mas na época pra mim foi uma maravilha, tendo em vista que não sabia se daria conta de monta-la!!! Imagine a minha alegria quando consegui fazer um desenho, gerar os gcodes e fazer a ela “andar”, foi realmente muito bacana! A brincadeira foi tão legal que até hoje brinco com isso… hehehehe

      Quanto aos fusos e castanhas, na época comprei pelo Mercado Livre. Hoje tenho um e-commerce que vende alguns componentes eletrônicos como arduino, módulos para arduino, relés e claro, algumas peças para CNC (rolamentos, acoplamentos, mancais, etc). Estou procurando fornecedores para oferecer também eixos e fusos, mas é como vc falou, é tudo meio caro!

      Hoje estou montando uma “Mini CNC” utilizando Arduino. Breve pretendo postar o projeto aqui. Já até prometi pra algumas pessoas que postaram comentários no blog, mas o tempo logo logo sai!!!

      Segue meu e-commerce, caso tenha interesse em algo: jdreletronicos.com.br

      Espero ter ajudado.
      Fico a disposição,
      Abraço.

    • Olá Paiva, agradeço pela visita.

      Não tenho o plano de corte pois na época só levei as Medidas para empresa que fez o corte e eles é que fazem a Plano de Corte pelo sistema.
      Neste post tenho a especificação de tudo que utilizei para a construção.

      Caso precise de algum corte especifico posso usinar pra vc ok?

      Se eu puder ajudar em alguma coisa, fico a disposição.
      Abraço.

  6. Olá boa tarde, gostaria de saber se tem como você me enviar a lista de materiais e se tem como visualizar o projeto em outro programa pois aqui no meu trabalho não consigo instalar o sketchup e estou sem computador em casa, aproveitando gostaria de saber se seria possível o envio dos gabaritos em outro tipo de arquivo tipo PDF, pois também não consigo instalar o corel para baixar os gabaritos. Desde já agradeço.

    • Olá Eglar, tudo bem?
      Agradeço pela visita.
      A lista de materiais vc pode consultar neste link Projeto e Materiais, lá tem o projeto, alguns gabaritos e a lista dos materiais utilizados ok?
      Qualquer coisa, fico a disposição,
      Abraço.

    • Olá Eglar,
      O projeto não consigo te enviar em outra forma, pois esta em 3D no sketchup. Quanto aos gabaritos, posso gerar os PDFs deles e te mandar.
      Abraço.

      • Pode sim Júlio, muito obrigado, fica mais fácil pra mim, outra pergunta com esse mesmo projeto tem como diminuir as dimensões da máquina?

  7. Boa tarde Julio falei com você no inicio do ano, e tive um problema no meu Computador e gostaria de saber se tem como você me reenviar os planos de corte em PDF.
    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*